Pedreira de Léa, área destinada ao depósito de resíduos da construção civil, será desativada e toda a região passará por recuperação ambiental. A informação é do promotor de Meio Ambiente, Carlos Alberto Valera, que assinou o acordo com representantes da Prefeitura Municipal de Uberaba e empresários do setor de caçambas de entulhos.
Valera explica que uma nova área foi adquirida e aguarda apenas a expedição da licença ambiental pela Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro (Supram-TM) para entrar em operação. Após a emissão da licença, o novo aterro começará a funcionar em um prazo aproximado de 60 dias.
O novo aterro destinado para o depósito de entulhos está localizado na avenida Filomena Cartafina, na altura do quilômetro 12. A área possui 77 hectares, onde serão instalados ainda um aterro sanitário e outro de resíduos industriais.
Segundo Valera, com a assinatura do acordo, a Pedreira de Léa será desativada definitivamente. Já a recuperação do local, será feita assim que for concluído o Plano de Recuperação da Área Degradada. Toda a despesa do projeto será arcada pelos empresários de caçambas.
O promotor acrescenta, ainda, que a secretaria de Governo de Uberaba já está trabalhando em uma adaptação da legislação municipal para que os caminhões de caçambas passem a ser monitorados por sistema de GPS. “Com isso, o caminhões serão fiscalizados e, caso joguem o entulho em lugares impróprios, serão punidos”, conclui.
Comentários
Postar um comentário