De acordo com o superintendente de Serviços Urbanos da Prefeitura, João Ricardo Pessoa Vicente, diariamente são recolhidas na cidade 260 toneladas de lixo, o que equivale a quase 1 quilo por habitante.
Esse numero indicam que o uberabense produz quase 30% a mais de lixo que a média nacional. A justificativa, segundo ele, são os bons indicadores econômicos, onde a população tem, também, uma renda per capita 33% superior à nacional, conforme dados de 2007. Além das 260 toneladas do lixo recolhido nas casas, há aquele proveniente da varrição das ruas.
Uma alternativa para diminuição desse montante é a coleta seletiva, que em Uberaba é feita em 26 de 312 bairros. Mais esse sistema precisa atingir pelo menos 90% dos bairros da cidade. A população pode cooperar para que a cidade fique mai limpa, jogando lixo do local correto e separando o lixo domestico de forma que os "catadores", possam recolher.
De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente, Uberaba tem 300 catadores autônomos e cerca de 70 trabalhando em cooperativa ou associação. A cidade movimenta mensalmente 1.650 toneladas desse tipo de material, incluindo o que vem da região. Sendo que a Cooperu e a Cáritas são responsáveis por 6,6% desse total. Para potencializar o serviço, a Prefeitura prevê a contratação de uma empresa para fazer o recolhimento, que hoje só é feito em 26 bairros em um total de 312.
Comentários
Postar um comentário