O Dia do Saci consta do projeto de lei federal nº 2.762, de 2003 de autoria do Deputado Aldo Rebelo (PC do B - SP) ,(apensado ao projeto de lei federal nº 2.479, de 2003), elaborado pelo Chico Alencar, (PSOL - RJ) e Ângela Guadagnin (PT - SP), com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao "Dia das Bruxas", ou Halloween, festejado nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa.. Instituindo o dia 31 de Outubro para a sua comemoração.
O Estado de São Paulo, no entanto, oficializou a data com a Lei nº 11.669, de 13 de janeiro de 2004. Outros dez municípios já haviam feito o mesmo:
- SÃO PAULO: São Luiz do Paraitinga (onde a festa dedicada ao saci dura quase duas semanas), São José do Rio Preto, Guaratinguetá e Embu das Artes;
- ESPÍRITO SANTO: Vitória;
- MINAS GERAIS: Poços de Caldas e Uberaba;
- CEARÁ: Fortaleza e Independência;
A data só reforça a ideia de incentivar e promover a cultura e folclore brasileiro. Não é apenas o "SACI", como personagem principal da história, pois temos outros tão importantes quanto, como a Iara, Curupira e Boitatá, Mula Sem-Cabeça mas sim valorizar a nossa história e o nosso povo.
Comentários
Postar um comentário