O Uberabense João Menezes conquistou na noite dessa terça-feira (10) na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o Prêmio Brasil Olímpico como melhor atleta de tênis, coroando a sua grande temporada no esporte em 2019.
Foto: Getty Images Sports |
“Grande honra receber esta homenagem ao lado de tantas feras do esporte brasileiro”, publicou João Menezes, em suas redes sociais.
O Prêmio Brasil Olímpico é uma premiação instituída pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) que escolhe os melhores atletas e técnicos do país nas modalidades olímpicas e paralímpicas, além de homenagear atletas dos Jogos Escolares Brasileiros e dos Jogos Universitários e ex-atleta (Troféu Adhemar Ferreira da Silva). E recentemente, com a participação dos internautas, eleger o melhor atleta do ano, homenageado com o prêmio Atleta da Torcida. Nessa edição, foram escolhidos os melhores atletas brasileiros em 57 modalidades.
Foto: Reprodução da internet |
Com apenas 22 anos, o uberabense teve grande reconhecimento após a disputa do Pan de Lima em agosto desse ano no Peru, onde conquistou a medalha de ouro, tornando-se o sexto brasileiro a alcançar esse feito na competição de simples masculina nos Jogos Pan-Americanos.
Foto: Reuters/Ivan Alvarado |
João iniciou a temporada na 398ª do ranking mundial da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). A ascensão ocorreu após o título do Challenger de Samarkand no Azerbaijão e vice-campeonato em Binghamton nos Estados Unidos. Entre as diversas participações no circuito mundial do Challenger, disputou duas das grandes competições do tênis mundial: a Copa Davis e o US Open. Sendo que nesse ultimo, por pouco não conseguiu entrar na chave principal, onde enfrentaria o recordista de títulos de Grand Slam, Roger Federer. João acabou eliminado na última partida do qualifying.
Atualmente, o tenista ocupa o 191º lugar, um salto de 207 posições em quase um ano. Entre os brasileiros, Menezes é o segundo mais bem colocado, atrás apenas de Thiago Monteiro (89º). Agora, para garantir a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (conquistada no Pan de Lima), basta o tenista se manter no top 300 do ranking mundial até a data da convocação em junho de 2020.
Comentários
Postar um comentário