O evento foi realizado na tarde desta sexta-feira (27), com transmissão ao vivo pela página oficial da Prefeitura de Uberaba no Facebook.
Localizado no centro histórico de Uberaba ao lado da Biblioteca Municipal “Bernardo Guimarães”, o complexo Geossítio Santa Rita foi erguido onde em 2014 encontraram um fragmento de fóssil de 80 milhões de anos, pertencente ao Período Cretáceo.
O espaço conta com o Centro de Atendimento ao Turista, uma Geoloja com artesanato local voltado ao Geoparque, uma cafeteria, replicas de dinossauros e um fóssil preservado que pode ser visualizado facilmente pelos transeuntes da rua Alaor Prata. Outras réplicas de dinossauros serão instaladas nas Praças Manoel Terra, Comendador Quintino e Rui Barbosa.
O projeto foi desenvolvido para atender um requisito de geoconservação e permitir a divulgação da paleontologia e a organização de eventos culturais e educacionais aproveitando a infraestrutura da Biblioteca. Além de ser um passo importante rumo a chancela da UNESCO, para se tornar um geoparque. Um trabalho que tem sido realizado em conjunto entre o poder publico municipal e instituições no fortalecimento da cidade como polo turístico.
O Geopark Uberaba – Terra de Gigantes, integra sítios e geossítios espalhados pela cidade que retratam a nossa riqueza geológica, a herança histórica e cultural local. Assim o Geossítio Santa Rita será um elo do turismo religioso (pois o espaço é rodeado de igrejas seculares com arquitetura singular), além dos geossítios do Zebu, Museu Chico Xavier, sendo um convite ao Geossítio Peirópolis, centro de excelência internacional em pesquisa, que em conjunto a outros 12 Sítios Paleontológicos, faz de Uberaba a Terra dos Dinossauros.
Siga o zebunarede também pelas redes sociais:
Facebook: zebunarede.com
Instagram: @zebunarede
Youtube: zebunarede
Twitter: @zebunarede
Comentários
Postar um comentário