Pular para o conteúdo principal

UBERABA É UM GEOPARQUE MUNDIAL

 

O dia 27 de março de 2024 ficará marcado na história da nossa querida Uberaba. Após tanta espera, somos um GEOPARQUE MUNDIAL! Reconhecido pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura da UNESCO. 

O anuncio oficial ocorreu na tarde desta quarta-feira com transmissão ao vivo pela Unesco. A confirmação da chancela de Uberaba foi acompanhado por autoridades, servidores e pela população em uma cerimonia realizada no Anfiteatro "Mário Pimenta Camargo" do Centro Administrativo da Prefeitura, que contou ainda com a apresentação da Orquestra Municipal. 

Fotos: zebunarede 

A partir de agora, o Geoparque Uberaba se encontra em um grupo seleto e com grande visibilidade internacional. Tornando-se o sexto geoparque do país, sendo o primeiro de Minas Gerais e do Sudeste. Esse importante reconhecimento vai sem sombra de dúvidas potencializar o turismo, cultura, educação, e o desenvolvimento da nossa cidade. 

Mas o que é um Geoparque?

Uma área geograficamente delimitada que possui patrimônio geológico de relevância internacional, sendo gerenciada com intuito de proteger os patrimônios naturais, históricos e culturais, além de promover a educação, o turismo e o desenvolvimento sustentável.

Quantos geoparques existem e quais são do Brasil?

Existem 195 geoparques em 48 países, sendo seis deles no Brasil. 

  • Geoparque Araripe, entre Ceará, Pernambuco e Piauí;
  • Geoparque Seridó, no Rio Grande do Norte;
  • Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul;
  • Geoparque Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul;
  • Geoparque Quarta Colônia, no Rio Grande do Sul;
  • Geoparque Uberaba, Minas Gerais.

Onde fica o Geoparque Uberaba?

O Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes engloba todo o Município, um território de 4.540,51 Km². O projeto conta com três pilares: 

  • Patrimônio paleontológico, especialmente os fósseis de dinossauros - riqueza presente em nosso município;
  • O gado zebu - referência mundial;
  • A espiritualidade de Chico Xavier - eleito "Mineiro do século XX" em 2000 e o “O Maior Brasileiro de Todos” em 2012, por votação popular no concurso realizado respectivamente, pela Rede Globo Minas e SBT.

O título de Geoparque é definitivo?

A designação de Geoparque Mundial da Unesco é concedida por quatro anos. Após esse período, o funcionamento e a qualidade de cada Geoparque são totalmente reexaminados em um processo de revalidação.

Mas as comemorações não param por aí. Teremos os shows da Banda Samba Surf e do cantor San (ex-vocalista do grupo Sambô) no Centro de Evento da ABCZ - "Rômulo Kardec de Camargos". Evento com acesso gratuito; mas chegue cedo, pois o espaço é limitada para 1500 pessoas. Os portões serão abertos as 18 horas.

Quer saber mais sobre o nosso Geoparque Uberaba?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA BEN HEINE

Ben Heine. Foto: Reprodução internet Ben Heine  é um talentoso artista belga, que cria surpreendentes desenhos tridimensionais. Depois de finalizar o trabalho, Ben Heine tira fotos de si mesmo interagindo com sua obra e o resultado é surpreendente. Ele descreve a si mesmo como um artista visual multidisciplinar que é inspirado pelas pessoas e pela natureza.  Heine cresceu em Abidjan, Costa do Marfim, onde viveu por sete anos com seus pais e três irmãs antes de volta para Bruxelas em 1990. Ele é conhecido internacionalmente por seus trabalhos muito criativos projetos  “Pencil Vs Camera“  e "Circlism Digital" .   O primeiro, envolve a mistura de desenho e fotografia, a imaginação e a realidade, através da ilusão e do surrealismo. No segundo projeto, Heine geralmente faz retratos de celebridades / ícones culturais com ferramentas digitais usando círculos planos sobre um fundo preto. Cada círculo tem uma única cor e um único tom. Através do uso de softwares gráficos

BATE-PAPO COM JOÃO CARLOS NOGUEIRA

Por: André Montandon João Carlos Paranhos Nogueira  é um dos grandes nomes do esporte uberabense. Seu currículo é inspirador, abrange prêmios de destaque do ano, participações e títulos em importantes competições do país. Fera na natação, no triatlo e na maratona aquática, João começou a praticar esporte bem cedo, aos seis anos de idade.  Nas piscinas, são vários pódios, destaque para os títulos no Circuito Brasil e Circuito Paraolímpico. Em 2011, iniciou no Paratriathlon, também conseguindo bons resultados, como a Copa Brasil de 2018. Em 2014, começou na maratona aquática, com diversos títulos na categoria PCD  e sempre estando entre os melhores também contra nadadores sem deficiência, na categoria master. Medalhas em eventos importantes como no Desafio Aquaman, no Circuito de Maratona Aquática do Estado de São Paulo, na Travessia dos Fortes e o Circuito Rei e Rainha do Mar. No ano passado, mais um feito marcante em sua carreira, foi campeão na 52ª edição da Maratona Aquátic